domingo, 12 de agosto de 2012

MULHERES DE TERREIRO, encontro na paraíba

Dias 11 e 12 de agosto, realizou-se em João Pessoa, Paraíba, o Encontro Nordestino de Mulheres de Terreiro. O encontro está na sua 3º edição, e  o fortalecimento das ialorixás, autoridades religiosas de matriz africana. A história do Brasil tem suprimido do seu ensino oficial a presença e contribuição dos negros escravisados, e por assim dizer toda a cultura e lendas vindas de África. Assim como hoje, há uma maior valorização para a cultura européia não se olha para as raízes. Os negros trouxeram os mitos e ritos d’África e encontraram no Brasil, que assim como na terra negra nativa, antes do “descobrimento”, já exitiam nas terras tropicais gente nativa com ritos e mitos, com espiritualidade e natureza próprias. E se reconeheceram_Brasil e África, África e Brasil.  E foram as mulheres africanas que trouxeram os contos e a memória ancestral para as terras brasileiras; e foram as mulheres indígenas que ao encontrarem-se com as negras, nos rios, a lavar suas roupas banharem-se nas cachoeiras de Iracema e nos rios de Iara, falaram de Oxúm e dos mares de Yemanjá.

Os valores ancestrais vivenciados nos ilês, os contos da preta velha, os primeiros passos, a primeira fala, são desígnios da mãe, da guardiã, da yá.

O valor e direitos das mulheres, seu papel  sóciocultural na formação do caráter do homem de matriz africana, seu espaço político na comunidade religiosa e na sociedade brasileira.

O Ilê Axé Xangô Aganju, esteve presente no encontro, sendo representado pela Yalorixá Marcelle Bulhões de Xangô, presidenta da ABESJOBA _Associação Beneficente São João Batista.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

ABESJOBA

LOGO ABESJOBA
A Organização Ilê Axé Xangô Aganjú, é denominada juridicamente como Associação Beneficente, Cultural, Educacional e Religiosa São João Batista, ou puramente ABESJOBA, com sede e foro em Maceió, Alagoas. Somos uma instituição civil, pessoa jurídica de direito privado que desempenha atividades assistenciais, culturais, educacionais e religiosas, amparada pelas Leis 12.288/2010, 4.898/1965 e Constituição Federal, sob a tutela da Lei Federal nº 10.406/02 e alterações, conforme art. 44, IV do Código Civil. orixas
A ABESJOBA tem por princípio a defesa de um modelo associativo sem privilégios, mas com características e especificidades inerentes aos Povos Tradicionais de Terreiro, onde os seus membros internos e freqüentadores passam a ser considerados Abọriṣá (aqueles que cultuam os Ọriṣás), não havendo, entre os beneficiários de seus serviços, qualquer distinção quanto à raça, etnia, religião, gênero e orientação sexual, ou qualquer outra forma de discriminação.
A finalidade principal da ABESJOBA é congregar seus associados para a defesa dos interesses da organização, o estudo, a prática e a difusão da doutrina espírita na concepção e cosmogonia afrobrasileira, nos seus mais diversos aspectos e origens, com base nos ensinamentos adquiridos e compartilhados, seja na sua oralidade ou em obras catalogadas existentes ou que venham a surgir, bem como congregar seus associados para a defesa dos interesses comunitários e de promover paralelamente atividades de caráter científico, social, cultural, educacional, desportivo, assim como defender o meio ambiente ou qualquer outro interesse coletivo lato sensu (difuso, coletivo e individual homogêneo), questões envolvendo a saúde individual e/ouDSC04932 coletiva, realizando o direito essencial a uma qualidade de vida sadia.
TEMOS COMO MISSÃO
I – representar e defender os direitos humanos, econômicos, sociais, individuais e coletivos, fundamentalmente, dos associados, perante qualquer dos poderes, em todos os níveis e instDSC04894âncias, judicial e extrajudicial;
II praticar a caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao nosso alcance, dentro dos princípios da cosmogonia afrobrasileira e espírita;
 
III – promover união solidária das sociedades de religiosidad2011-12-08 14.28.26e afrobrasileira e espíritas e a unificação do movimento afrobrasileiro e espírita.
IV – promover o estudo e à prática das tradições da religiosidade afrobrasileira, no seu tríplice aspecto: filosófico, científico e místico, consoante os princípios éticos e morais já codificados e a serem codificados;
V - difundir a Doutrina da Matriz Africana e Afro-brasileira por todos os meios lícitos e compatíveis ao seu alcance;
VI - exercer atividades de natureza assistencial, cultural, educacional, religiosa e de promoção humana à luz das concepções da matriz africana e afro-brasileira e espírita, além da abordagem de questões correlatas à saúde, ecologia, meio ambiente e outros destinados aos Povos Tradicionais de Terreiro.DSC04979
VII – propor, executar e controlar políticas públicas  que fortaleçam o desenvolvimento sustentável respeitando a diversidade sóciocultural e a universalidade das relações humanas.

sábado, 5 de maio de 2012

XANGÔ REZADO ALTO_centenário da quebra 1912-2012

O Ilê Axé Xangô Aganju/ABESJOBA, representado por nossa autoridade máxima, Iyálorixá Marcelle de Xangô, cumpriu agenda na celebração de entrega da premiação Prêmio de  Incentivo Cultural para Comunidades de Terreiros .