domingo, 12 de agosto de 2012

MULHERES DE TERREIRO, encontro na paraíba

Dias 11 e 12 de agosto, realizou-se em João Pessoa, Paraíba, o Encontro Nordestino de Mulheres de Terreiro. O encontro está na sua 3º edição, e  o fortalecimento das ialorixás, autoridades religiosas de matriz africana. A história do Brasil tem suprimido do seu ensino oficial a presença e contribuição dos negros escravisados, e por assim dizer toda a cultura e lendas vindas de África. Assim como hoje, há uma maior valorização para a cultura européia não se olha para as raízes. Os negros trouxeram os mitos e ritos d’África e encontraram no Brasil, que assim como na terra negra nativa, antes do “descobrimento”, já exitiam nas terras tropicais gente nativa com ritos e mitos, com espiritualidade e natureza próprias. E se reconeheceram_Brasil e África, África e Brasil.  E foram as mulheres africanas que trouxeram os contos e a memória ancestral para as terras brasileiras; e foram as mulheres indígenas que ao encontrarem-se com as negras, nos rios, a lavar suas roupas banharem-se nas cachoeiras de Iracema e nos rios de Iara, falaram de Oxúm e dos mares de Yemanjá.

Os valores ancestrais vivenciados nos ilês, os contos da preta velha, os primeiros passos, a primeira fala, são desígnios da mãe, da guardiã, da yá.

O valor e direitos das mulheres, seu papel  sóciocultural na formação do caráter do homem de matriz africana, seu espaço político na comunidade religiosa e na sociedade brasileira.

O Ilê Axé Xangô Aganju, esteve presente no encontro, sendo representado pela Yalorixá Marcelle Bulhões de Xangô, presidenta da ABESJOBA _Associação Beneficente São João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário